-
- 09 maio 2015
- Artigos
De acordo com os conceitos da psicanálise, todos os conteúdos que fazem parte do nosso inconsciente são classificados como aspectos da nossa sombra, devido à sua natureza oculta. O termo projeção, em psicologia, foi criado pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1835 -1930), para retratar um mecanismo de defesa do ego que reprime para o nível do inconsciente humano os comportamentos e sentimentos considerados inaceitáveis.
Dentro desta teoria, aquele que identifica e se irrita com os defeitos alheios, somente o faz pelo fato de possuir as mesmas fraquezas, porém, sem ter a consciência delas. Criticar as falhas dos outros, sem desvendar as nossas, preserva nosso ego, mas bloqueia nosso aprimoramento.
Já o psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung (1875 – 1961), amplia os estudos referentes à natureza do inconsciente humano. Para Jung, os conteúdos escondidos em nossa sombra não são apenas os negativos, aspectos e qualidades positivas também fazem parte do nosso inconsciente pessoal. As projeções psicológicas positivas acontecem quando conferimos a uma pessoa pública, um amigo, ou mesmo um parente, características que admiramos, construindo assim a imagem de herói com a qual nos identificamos.
Enquanto Freud baseia todo seu estudo na energia da libido, Jung fundamenta sua teoria na intrínseca necessidade humana de atender os chamados do self, a parte sagrada que habita em cada ser. Sendo um pesquisador universalista, Jung incluiu o estudo da filosofia oriental, alquimia, ocultismo, sociologia e astrologia em suas análises. Munido deste vasto conhecimento, o qual foi testado através de sua experiência na prática de atendimento em hospitais psiquiátricos, ele desenvolveu importantes conceitos como: O Inconsciente coletivo (somos todos um), os arquétipos, os complexos, a sincronicidade, e os tipos psicológicos extrovertidos e introvertidos. O objetivo principal da teoria Junguiana é promover o processo de individuação, onde a integração entre inconsciente e consciente resulta na evolução do ser humano. O meu objetivo ao escrever esse artigo é trazer suas qualidades inconscientes para a sua consciência, viabilizando a manifestação do herói que habita em você.
Durante a jornada da nossa vida nos deparamos com pessoas de vários tipos, com elas estabelecemos nossos relacionamentos interpessoais. Algumas consideramos difíceis de lidar, outras não produzem grande significado em nossa vida, e existem aquelas que nos causam um importante impacto positivo. São pessoas com as quais temos afinidades, admiramos suas realizações e valores, queremos estar próximos desses indivíduos, e se isso não for possível procuramos seguir sua história à distância. Havendo a oportunidade, estaremos dispostos a colaborar com esses nobres cidadãos, sem medir esforços para apoiar a sua causa. Comportamos-nos como verdadeiros fãs dessas pessoas, porque elas simbolizam a imagem do herói em nosso inconsciente.
Fortes, inteligentes, corajosos e altruístas, os heróis estão sempre lutando pela ordem, pela liberdade e pela justiça. O que passa despercebido é que essa enorme identificação na realidade é uma projeção psicológica por parte do admirador em direção ao admirado. As pessoas que manifestam com frequência o mecanismo da projeção são aquelas que não praticam o autoconhecimento, por isso acabam por atribuir características que são suas a outras pessoas.
A projeção de conteúdos do nosso inconsciente pode ser utilizada como um valioso instrumento de autoconhecimento, funcionando como um guia para o nosso desenvolvimento. Não perca mais tempo e oportunidades de realização, reconheça agora quais são as características que despertam a sua admiração por outras pessoas. Faça uma lista com nome dessas pessoas, sejam elas famosas ou não. Comece a identificar em cada uma delas o motivo de seu apreço, por qual razão elas lhe inspiram grande afeição e respeito. Honestidade, inteligência, generosidade, coragem, disciplina, amorosidade, capacidade de aceitação, determinação?
Todas as qualidades que você aponta em outras pessoas são também suas!
Assuma o herói que há em você! Apodere-se de suas virtudes e coloque-as em prática com plena consciência!Gisela Campiglia
Palestrante, estudo e pratico Auto conhecimento desde 1985, hoje compartilho essa Sabedoria. Formação: Psicologia Junguiana, Física Quântica, Bioenergia, Metafísica e Espiritualista. Saiba mais sobre mim...