-
- 28 ago 2013
- Artigos
O que pensamos de nós mesmos? Como nos enxergamos? Quais sentimentos alimentados sobre nós? Como está o nível de aceitação dos nossos limites?
A fonte de muitos fracassos em nosso caminho é uma consequência da nossa autoestima fraca. A origem dos problemas com autoestima, na maioria das vezes é assimilada na infância, através de mensagens passadas pelos Pais.
As pessoas costumam oscilar entre autoestima boa e ruim dependendo das circunstâncias, é normal sofrermos um pequeno abalo quando vivenciamos fracassos na vida, mas há os casos crônicos de Baixa autoestima.
Na grande angústia de não se achar realizador ou digno de ser amado, a vida reflete essa crença se fechando num ciclo de negatividades.
A Solução é realizar um trabalho de desenvolvimento pessoal, onde nos conscientizamos de nossas capacidades e também de nossos limites.
Ter autoestima forte difere de ser arrogante ou prepotente. Ter uma autoestima saudável é estar satisfeito consigo. Saber que estamos fazendo o nosso melhor a cada dia, mesmo que não seja a perfeição. Há humildade de assumir que somos seres em evolução, sendo desnecessário ter “vergonha” dos próprios erros, ou daquilo que nos faz falta. Assim se estabelece o fim da comparação, uma vez que há consciência da importância do próprio valor e do valor de cada ser existente.
Buscar autoconhecimento, reavaliar crenças negativas, vigiar o excesso de expectativas, ter mais paciência e aceitação consigo são um ótimo começo.
Identificar a diferença entre os fatos que nos acontecem, as nossas interpretações destes, e nossas emoções sobre as situações vividas, mostram a realidade, que muitas vezes fica distorcida pela autoestima debilitada. Clareza e discernimento acurados são essenciais para lidarmos melhor conosco e com a vida.
Através da conscientização de como está nossa autoestima, podemos estar em harmonia conosco e realizar a plenitude de nossas habilidades únicas e naturais!
Salve a perfeição única de cada ser em harmonia!
Gisela Campiglia
Palestrante, estudo e pratico Auto conhecimento desde 1985, hoje compartilho essa Sabedoria. Formação: Psicologia Junguiana, Física Quântica, Bioenergia, Metafísica e Espiritualista. Saiba mais sobre mim...