-
- 06 jun 2017
- Artigos
O primeiro passo para descobrir a fórmula do amor é saber diferenciá-lo da paixão. Apesar de poder ser motivada por aspectos positivos, a origem da paixão também pode ter sintonia com nossas fraquezas. Carência afetiva, posse, apego, ou um simples desejo sexual são características da paixão.
Dizem que a paixão é cega, e isso faz todo sentido, porque a paixão nasce de características nossas que estão inconscientes. Em psicologia esse comportamento leva o nome de projeção de personalidade, ela acontece quando enxergamos no outro aquilo que está reprimido em nós. Ou seja, a verdade sobre a paixão é que ficamos apaixonados por nós mesmo, o par romântico funciona apenas como se fosse um espelho. O grande problema é que não conseguimos ver o outro como ele realmente é, mas com o tempo o fogo da paixão se apaga, e a verdadeira personalidade da pessoa começa a ser percebida. Infelizmente, em muitos casos, é neste momento que o relacionamento acaba. Por isso, a paixão é temporária e costuma terminar com um traumático choque de realidade.
Quando sofrem esse tipo de decepção amorosa, a maioria das pessoas costuma colocar a culpa em seus parceiros, não tem o hábito de refletir sobre o que fizeram de certo, ou errado. Encarar as relações românticas através desse ponto de vista superficial parece ser uma forma simples e prática de lidar com a vida. Porém, é um grande erro, porque sem reflexões não há como desenvolver aprendizado.
O amor não é feito de ilusões, ele é construído com lucidez e discernimento. O amor é resultado de uma entrega consciente que gera crescimento interior, prazer sexual e felicidade mútua. Amar quem está longe de nós é muito fácil, o difícil é amar quem convive conosco, porque a intimidade mostra tanto o melhor, quanto o pior que há em cada um. Par perfeito não existe, porém é absolutamente possível que ambas as partes se empenhem em transformar seus defeitos em qualidades, para que o amor possa crescer cada vez mais. O problema é que esse tipo de postura entra em conflito direto com o capitalismo consumista em que vivemos. Em uma sociedade onde tudo é descartável, buscar soluções para os problemas de relacionamento passou a ser sinônimo de perda de tempo.
A fórmula para ter sucesso no amor é se comprometer em amar! Mas, essa fórmula só funciona com as pessoas fortes, porque é preciso ter muita determinação para amar de verdade! O amor exige amizade, admiração, fidelidade, paciência, cumplicidade, carinho, cuidados recíprocos, e o compromisso com a própria evolução.
Mas, tudo na vida tem seu preço! Aqueles que tiverem a coragem de amar, poderão desfrutar de um prazer que só o amor oferece, sentir a felicidade de viver uma vida com significado.
Gisela Campiglia
Palestrante, estudo e pratico Auto conhecimento desde 1985, hoje compartilho essa Sabedoria. Formação: Psicologia Junguiana, Física Quântica, Bioenergia, Metafísica e Espiritualista. Saiba mais sobre mim...